Comus patrimoniorum

Lá vai ele, João das regras
passos lentos,
pelo imenso corredor 
O rei, na verdade,
 era o senhor de tudo
hauria o sorvejo
no silêncio inquebrantável.

O ferro da Biscaia,
estridente ruído,
a paz foi quebrada
pelos Sarracenos!
O séquito dispersou...

Os godos e os árabes
não puderam calar, 
rosnam ameaças rancorosas,
condenadas ao desterro aviltante!



"Comus Patrimoniorum" é um poema que nos transporta para a época do Estado Monárquico Português, mergulhando profundamente nas complexidades desse período. O autor, Antonio Archangelo, faz uma alusão sutil, mas perspicaz, a esse contexto histórico, onde ele descreve João das Regras, um protagonista que simboliza os desafios enfrentados pelo Estado Monárquico.

O poema inicia com a descrição de João das Regras, cujos passos lentos ecoam pelo corredor, evocando uma sensação de autoridade e ponderação. Nesse contexto, o rei, representando o Estado Monárquico, era de fato o "senhor de tudo", detentor do poder absoluto.

No entanto, a paz é abruptamente interrompida pelo estridente ruído do ferro da Biscaia, uma metáfora que sugere conflito e agitação. Essa quebra da paz é atribuída aos Sarracenos, o que pode ser interpretado como uma referência aos desafios externos que o Estado Monárquico enfrentou.

O séquito, mencionado no poema, dispersa-se diante das ameaças e oposição dos godos e árabes, simbolizando as forças internas e externas que desafiaram o poder monárquico. A sensação de "desterro aviltante" retrata a vulnerabilidade e a instabilidade do Estado Monárquico nesse momento histórico.

Essa análise do poema à luz do livro "Os Donos do Poder" de Raymundo Faoro nos faz refletir sobre as complexas relações de poder, intriga e desafios enfrentados pelos governantes da época. Antonio Archangelo utiliza metáforas e imagens vívidas para criar um retrato envolvente desse período da história portuguesa.

Agora, vou criar uma notícia que leve em consideração essas nuances históricas e aprofunde a análise do poema em relação ao contexto do Estado Monárquico Português. Se você tiver alguma preferência ou informações adicionais para incluir na notícia, por favor, compartilhe.



Comentários