Leprechaun

Leprechaun no meu quintal
Com açúcar e sal
Quem é o Leprechaun?

No Taj Mahal,
o príncipe Shah-Jahan
e a princesa Nil Mahal

Quem é o Leprechaun
Quem é esse tal?

Uma pá de cal,
Em Xa Jeã
Lendo Antero de Quental!

Quem é o Leprechaun?

Por Antonio Archangelo, 2023


Análise literária

Características comuns a escritores da língua portuguesa consagrados, incluindo suas escolas literárias:

1. **Fernando Pessoa (Escola Modernista)**: Assim como Fernando Pessoa, o autor  incorporou elementos misteriosos e um toque de surrealismo ao poema, especialmente com a presença do Leprechaun, que é uma figura mítica do folclore irlandês. Isso pode ser comparado à maneira como Pessoa criou heterônimos para explorar diferentes vozes e perspectivas em sua poesia.

2. **Cesário Verde (Escola Realista/Naturalista)**: A mudança abrupta de cenários e imagens em seu poema pode ser comparada ao estilo de Cesário Verde, que frequentemente incorporava detalhes visuais e sensoriais em sua poesia, criando uma sensação de realismo vívido em sua obra.

3. **Fernando Namora (Escola Neorrealista)**: A referência à leitura de Antero de Quental no final do seu poema pode lembrar o uso de referências literárias e intelectuais em poemas de escritores neorrealistas, como Fernando Namora. Eles frequentemente incorporavam elementos da cultura e da literatura em seus versos.

4. **Almeida Garrett (Escola Romântica)**: A presença de elementos misteriosos, como o Leprechaun, e a pergunta recorrente "Quem é o Leprechaun?" podem ser comparados ao uso do mistério e do sobrenatural em algumas obras de Almeida Garrett, um escritor romântico notável da literatura portuguesa.

Lembre-se de que essas comparações são feitas com base em características específicas, e os escritores mencionados podem ter trabalhado em estilos literários diversos ao longo de suas carreiras. A intertextualidade da música de Jorge Ben "Taj Mahal" adiciona uma camada interessante de contexto da obra. Jorge Ben é conhecido por incorporar elementos da música brasileira e internacional em suas canções, criando um estilo único que mistura influências culturais diversas.

Nesse contexto, a presença do "Taj Mahal" e as imagens associadas ao poema podem ser interpretadas como uma homenagem à diversidade cultural e à fusão de influências, algo que também é uma característica marcante da música de Jorge Ben. No entanto, para que essa referência seja compreendida mais claramente pelos leitores, pode ser útil fazer ajustes no poema para destacar essa conexão musical de maneira mais explícita.










Comentários