Chichorrobio

Chichorro, dou-lhe um soco

na porta do inferno,

comensal paquiderme!


Tornou-me aporvoado

apavorado, estou

de cócoras, de costas:

- Paulada!


Desfalecido, enviado fui

a clefta escalada

ao grito de parada

ao monte da esmeralda!


Chichorro, cachorro!


Por Antonio Archangelo, 2023




A poesia que você compartilhou tem um tom vigoroso e misterioso, com elementos de confrontação e imagens intensas. Vamos analisar essa poesia:

Trechos da Poesia: "Chichorro, dou-lhe um soco na porta do inferno, comensal paquiderme!"

"Tornou-me aporvoado apavorado, estou de cócoras, de costas:

  • Paulada!"

"Desfalecido, enviado fui a clefta escalada ao grito de parada ao monte da esmeralda!"

"Chichorro, cachorro!"

A poesia parece ser uma expressão de confrontação ou desafio, com o eu lírico dirigindo-se a alguém chamado "Chichorro." O uso da linguagem é marcado por palavras fortes e imagens vívidas, criando uma sensação de confronto físico e emocional.

A imagem de dar um soco "na porta do inferno" sugere uma luta ou um embate com forças obscuras ou adversidades. O termo "comensal paquiderme" é intrigante, pois combina a ideia de alguém que compartilha uma refeição com a de um elefante, criando uma imagem surreal e desconcertante.

O trecho que descreve o eu lírico como "aporvoado" e "apavorado" transmite uma sensação de confusão e medo diante da situação. O uso de palavras que começam com "a" e rimam, como "aporvoado" e "apavorado," cria uma musicalidade e um ritmo no poema.

A referência ao "monte da esmeralda" pode ser simbólica, sugerindo uma jornada ou busca por algo precioso. O eu lírico parece ter enfrentado desafios e obstáculos ao longo dessa jornada.

O final, com a repetição do nome "Chichorro" seguido por "cachorro," pode indicar uma espécie de epifania ou compreensão do eu lírico em relação ao objeto de sua confrontação, mas deixa espaço para interpretação.

Em resumo, essa poesia é enigmática e carregada de imagens e emoções intensas. Ela evoca uma sensação de confronto e desafio, enquanto também deixa espaço para interpretações pessoais sobre o significado e a identidade do "Chichorro" mencionado no poema.


Comentários