Glossário

A

Adraganto: Variação de adraganta. Goma que se extrai do tragacanto e serve como cola na preparação dos tecidos, dos papéis, do couro, também chamada goma-adraganto ou adraganta. (É utilizada em produtos farmacêuticos e na cerâmica.).
Aqueronte: O logo após sua morte, a alma era levada de barco pelo Caronte, deixando no Rio Aqueronte todos os seus sonhos, desejos e deveres que não foram realizados em vida. O rio mitológico Aqueronte localiza-se no Épiro, região do noroeste da Grécia.

B


Bíbulos: ​Que absorve líquido; passento.
Bretão​: relativo à Bretanha (antiga ou moderna), na França, ou o que é seu natural ou habitante.

C


Calíope​: musa da poesia épica. Filha de Zeus e Mnemósine (memória), é uma das noves musas, que têm por missão a inspiração dos seres humanos para que estes se tornem criativos na arte e na ciência.
Caronte: Na mitologia grega, Caronte (em grego: Χάρων , transl.: Chárōn) é o barqueiro de Hades, que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

D


Dendroclasta​: Que ou aquele que maltrata as árvores, que as derruba.
Desagoneio​: Significa uma pessoa que não possui agonia. Ou seja uma pessoa agoniada está com agonia, uma pessoa desagoniada está com desagonia.
Desfrizo: É um líquido alisante que tem a função de alisar ou desfrisar o cabelo
Dopamina: A dopamina é um neurotransmissor monoaminérgico, da família das catecolaminas e das feniletilaminas que desempenha vários papéis importantes no cérebro e no corpo. 


E

Empambada: é o feminino de empambado. O mesmo que: adoentada, anêmica, pálida.
Endorfina: A endorfina é um hormônio, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, e é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É uma hormona, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, este é o hormônio do bem estar. 
Erato​: Erato (em grego antigo: Ἐρατώ, transl.: Eratō; "a Amável) foi uma das musas da mitologia grega. Era filha de Zeus e Mnemosine. Assim como as outras oito musas, Erato era uma virgem. Erato era assim chamada pois faz os que são instruídos por ela serem desejados e dignos de serem amados.
Ergasiotiquerologia: Parte da medicina legal que estuda os riscos, doenças ou acidentes que alguém está sujeito em seu ambiente de trabalho; infortunística.
Espumante Brut: um tipo de vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. 

F

Farruma​:  Bravata, gabolice, fanfarronada.
Festim​: reunião animada entre pessoas; folguedo, festa.
Filáucia​: Amor-próprio, egoísmo.
Flautim​: é um instrumento musical da família da flauta, soando uma oitava acima da flauta soprano, da qual possui igual digitação.
Flavus​: amarelo.
Fúlvia​: foi uma Matrona romana conhecida pelas actividades conspiratórias e ambição política, invulgares numa época em que as mulheres viviam em casa, segundo os princípios de virtude e modéstia romana.


G

Genuflexório​: pequena estante de madeira na parte de baixo de um assento dobrável em uma igreja, instalado para fornecer um grau de conforto para uma pessoa que se mantém durante longos períodos de oração.
Gipsófila​: também chamadas de cravo-do-amor, são flores utilizadas em diversos arranjos e até mesmo na decoração de festas.


H

Habena​: chicote, açoite.
Hagiômaco​: Aquele que combate o culto e nega a existência dos santos.
Hagioterapia​: Cura milagrosa, graças à intervenção dos santos.
Halurgia​: arte ou técnica de preparar sais.
Heterogenia​: alternância de gerações.
Hirto:​ sem flexibilidade; teso, retesado, duro.


J

Jaminauás​: também chamados Jaminawa, Iaminauá ou Yaminawá, são um grupo indígena que habita o estado brasileiro do Acre.
Jean e Philibert​: um tipo de vinho branco espumante através da fermentação da uva (uma espécie ou várias).
Jenipapo​: fruto do jenipapeiro, uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café.


L

Les Gobelin​: é uma histórica fábrica de tapeçaria em Paris, França. Está localizado na 42 avenue des Gobelins, perto da estação de metrô Les Gobelins no 13.º arrondissement de Paris.


M

Madefaciar​: ato de tornar úmido.


N

Nice​: legal.
Nubígeno​:  Que provém das nuvens.
Núcio​: Estranho


O

Ocitocina​: Ocitocina ou oxitocinona é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na p90-hipófise posterior (Neurohipófise) tendo como função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas.
Oniquito​: Diz-se de uma espécie de alabastro que contém ônix.
Oomancia:​ Arte de adivinhar, que se praticava por meio de ovos


P

Paguilha​: Variação de pagante.
Pantim:​ lamparina de barro ou de bronze.
Piara​: Grupo de animais do mesmo tamanho e da mesma idade.
Piricanto:​  Planta que tem espinhos cor de fogo, sarça-ardente.
Pirineus​: A cordilheira que separa a Península Ibérica do restante da Europa, estendendo-se por mais de 430 quilômetros entre a Espanha e a França.
Polímia​: foi uma das nove musas da mitologia grega, as filhas de Zeus e Mnemósine, filha de Oceano e Tétis. Era a musa da poesia sagrada e tinha um ar pensativo. Também era considerada a musa da geometria, meditação e agricultura.
Ponxirão​: muxirão.


Q

Quérquere​: febre com calafrio.


R

Retambana​: repreensão acrimoniosa; descompostura.


S

Sandeu​: que diz ou pratica tolices; que é tolo, pateta.
Sesquipedalofobia​: medo de palavras longas.
Siricaia​: doce tipicamente da região portuguesa do Alentejo, provavelmente de origem indiana.

T

Talambor​: fechadura dotada de segredo e que requer chave especial para mover a lingueta.
Tália: era uma das nove musas da mitologia grega, filhas de Zeus e Mnemósine, filha de Oceano e Tétis. Era a musa da comédia.
Tambo​: casa de campo.
Tamoios​: índios tupinambás que habitavam a Guanabara até o século XVI e cujo território se estendia desde o litoral leste do Rio de Janeiro (Região dos Lagos) até o litoral norte do atual estado de São Paulo (Bertioga).
Tramposeio​: intrometer-se nos negócios ou vida alheios.
Tranar​: mesmo que atravessar, cruzar.
Treboçu​: homem ou animal corpulento.
Truz​: golpe, pancada.


U

Urente​:  que queima, arde; irritante, urticante.


V

Venéfico​: que possui ou gera veneno; venenoso, venenífero.
Vodúnsi: Filho de Vodun.


Z

Zaragata: estado de desordem, de alvoroço; confusão, balbúrdia, zaragalhada.
Zibawe​: é um país encravado no sul da África, entre os rios Zambeze e Limpopo.

Ἀριστοτέλης: Aristóteles.
τέλος​: Telos, fim ou propósito, em um sentido bastante restrito usado por filósofos como Aristóteles.

Comentários